sexta-feira, 21 de junho de 2013

[REVIEW] Horse Doctor

Aviso: Antes de começarem a ler aquilo que penso em relação a Horse Healer, vocês têm o direito de saber que este foi um dos meus dramas preferidos. Por este motivo posso vir a sobrevalorizá-lo sem que me aperceba. Tendo em conta este pormenor vocês não devem de levar 100% a peito aquilo que possa vir a escrever, pois a minha opinião pode ser apenas o "histerismo" de uma fã a "falar".
Título Original: 마의 (馬醫)
Outros Títulos: The Horse Healer/Veterinarian/The King's Doctor
Género:
Medicina, Histórico & Romance
Número de Episódios: 50
Emitido por: MBC
Período de Emissão: Segundas e Terças às 21:55, entre 1/10/2012  e 25/03/2013

RESUMO: Este é um drama que aborda o tema medicina no decorrer do período Joseon. Horse Doctor mostra-nos a história  de um veterinário de classe baixa e a sua ascensão no mundo da medicina.


REVIEW: Comecei a ver este drama num período em que precisava de começar a ver algo novo.
Ao entrar no já conhecido website dramacrazy.net deparei-me com um nome que me chamou a atenção e decidi tentar.

O primeiro episódio.
Vou ser puramente sincera convosco. Achei o primeiro episódio extremamente confuso. Para mim nada parecia fazer sentido. Até hoje não sei como não larguei o episódio a meio. No entanto, quando cheguei ao fim tive vontade de continuar. Vontade de dar uma oportunidade ao drama. Foi quando descobri que o drama tinha acabado de ser lançado e que iria ter não 16, não 20 mas 50 episódios de uma hora cada.

Comecei a ver este drama apenas porque sim e porque estava aborrecida. Continuei a ver os episódios seguintes sempre com o pensamento "Quais as probabilidades de eu querer continuar a ver/Quais as probabilidades de eu vir a gostar?". Aparentemente as probabilidades disso acontecer eram elevadas. O que fez com que fosse sujeita a tortura psicológica. Esperar durante uma semana pelos 2 novos episódios.

Segui este drama ao longo de 26/27 semanas. Não foi fácil. O produtor/realizador ou sei lá bem quem, sabia como encerrar os episódios. No decorrer das semanas foram várias as vezes em que fiquei em pulgas, ansiosa para saber o que ia acontecer a seguir. Não vou mentir/omitir. Condenem-me se acharem que aquilo que vou escrever é spoiler, mas no decorrer dos episódios existem situações que se tornam previsíveis. Apesar de não sabermos como a história se vai desenrolar chega a um ponto em que conseguimos adivinhar a forma como vai ser a continuação da cena, mas mesmo assim não perdi a motivação de ver, pois apesar de conseguir imaginar o que ia acontecer a seguir (mais ou menos) havia algo que me agarrava ao drama e não deixava desistir.
Havia algo que não me deixava desistir até chegar mais ou menos ao episódio 46. Na minha opinião a qualidade do drama caiu bastante entre os episódios 46 e 49. Admito. Estes 4 episódios foram tortura para mim. Mas tudo teve o seu propósito. Com a chegada do último episódio a qualidade de Horse Doctor voltou a subir. O final pode não ter sido aquilo que eu estava à espera no entanto eu gostei. O final foi algo que me deixou um sorriso nos lábios.

Na minha opinião o guião deste drama baseia-se numa história simples, talvez tenha sido por este motivo que Horse Healer conquistou tantos coreanos.

Se observar-mos a tabela do rating percebe-mos que este drama possui potencial. Os primeiros episódios possuem posições baixas mas a partir do sétimo episódio o drama manteve-se quase sempre nos 3 primeiros lugares, isto até chegarmos ao quadragésimo sexto episódio. O que as estatísticas me dizem é que não fui a única a achar que o drama murchou um pouco nos episódios finais.
Li algures uma crítica sobre este drama que me deixou um tanto irritada. Era uma daquelas críticas que segundo o meu ponto de vista tenta deitar abaixo por completo o trabalho da produção, o guião, etc. O argumento utilizado era o abuso de flashbacks.
Esta é uma história que se encontra fortemente ligada a acontecimentos do passado, por este motivo é bastante natural que cenas do passado sejam usadas com mais frequência e se juntarmos o facto deste drama possuir 50 episódios torna-se natural existir um número maior dos ditos flashbacks. Mas verdade é que cada um possui a sua opinião por isso não devo julgar seja quem for.

As personagens... Como podem verificar no vídeo as personagens são imensas. Tantas que é preciso pedir alguns pares de mãos emprestadas para as poder contar.
Quando penso em personagens preferidas surgem na minha cabeça a cara de várias pessoas. Acho simplesmente impossível escolher uma. Por vezes penso que as minhas personagens de eleição são quase todas personagens secundárias. 




Princesa Sook Hwi (Kim So Eun) e o seu guarda e aia de companhia certamente fizeram as delícias de muita gente. Eu ri-me imenso graças a estes três. 
Apenas vi um outro trabalho da Kim So Eun, mas na minha opinião a sua forma de representar sofreu uma grande evolução comparada com o seu trabalho em Boys Over Flowers.






Baek Kwang Hyun é interpretado por duas pessoas. Ahn Do Gyu enquanto criança e Cho Seung Woo na fase adulta. Ambos fizeram um trabalho fantástico e assim como o trio mencionado no paragrafo anterior, estes dois também deliciaram os espectadores ao longo dos episódios.
Não existem palavras para descrever a personagem Baek Kwang Hyun, a personagem é quase que perfeita e se juntarmos o facto de possuir o dito sorriso mais bonito que uma flor... Mistura explosiva. Eu sei, eu sei. Peço desculpa. A parte que é fã deste drama tinha de mencionar isto.



Kang Ji Nyung/Young Dal é interpretado por Lee Yo Won e Noh Jung Ui (criança). Noh Jung Ui fez a personagem Kang Ji Nyung/Young Dal brilhar.
Lee Yo Won continua com o mesmo tipo de representação que vi em 49 Days o que não é uma coisa má. Acho.




Lee Sang Woo deu vida a Lee Sung Ha durante a fase adulta e enquanto criança coube a Nam Da Reum intrepertar esse papel.
Apesar de Lee Sung Ha possuir alguma importância na história este ficou um tanto na escuridão o que é uma pena para as fãs de Lee Sang Woo.




Por fim irei comentar apenas uma outra personagem, Lee Myung Hwan (Son Chang Min). Sou obrigada a mencionar este senhor pois de certa forma é graças a ele que a história começa.
O que posso dizer em relação a Lee Myung Hwan? Esta personagem possui os seus momentos ridículos. Não gosto dela. Ponto final.
Perdoem a  minha birra mas é-me difícil comentar o trabalho desta pessoa e o papel que empenhou. Tendo em conta que Song Chang Min possui um dos papéis principais achei que em relação a outras pessoas a sua representação encontrou-se a um nível inferior, mas, volto a repetir. Isto pode ser apenas pura implicância. 



BANDA SONORA: Existiu algo que impressionou os espectadores desde o primeiro episódio. A música que encerrou mais ao menos um terço/um quarto dos episódios de The King's Doctor.
Sohyang arrepiou muitas pessoas com a sua voz e fez com que muitos se apaixonassem pela música desde o primeiro instante. No entanto, este sucesso deve-se também à parte instrumental que é igualmente boa.
A restante banda sonora é composta apenas por mais 3 canções e tudo o resto são instrumentais.
A OST foi colocada à venda desde que o drama terminou e esta é constituída por 2 cd's.
Apesar de possuir um número excessivamente elevado de instrumentais espero poder acrescentar este álbum à minha pequena coleção de Bandas Sonoras.

FlowerDreamStar

Nenhum comentário:

Postar um comentário