sábado, 16 de fevereiro de 2013

[ARTIGOS DORAMÁTICOS] Dramas Coreanos, Taiwaneses e Japoneses vs Séries Americanas.





 Olá Drama Addicts ^^  



  Dediquei algum tempo a estudar e analisar as diferenças, de um ponto de vista mais ou menos imparcial (tentativa muito frustrada hehe é quase impossível ser-se imparcial num tema tão subjectivo), entre os três tipos de dramas asiáticos e as séries americanas.
   Por isso, para começar esta tentativa de estudo, devemos definir o que é um drama ou uma série/novela.

DRAMA - é uma palavra de origem grega que significa "ação". No teatro, o drama é a composição teatral que mistura elementos de comédia e de tragédia. Um drama é também um texto ou produção televisiva de ficção, cuja história é caracterizada por um desenrolar de acontecimentos semelhantes aos da vida real. Na Ásia é ainda uma produção televisiva em formato de minissérie onde são abordados temas do quotidiano, ou histórias criadas de mão dada com o romance, comédia, tragédia e suspense.

SÉRIE/NOVELA - é um trabalho contínuo e episódico de ficção dramática apresentado em formato de série no rádio ou como programas de televisão. Um elemento crucial que a define é a natureza aberta da narrativa, com histórias que podem abranger vários episódios. Cada episódio termina com a promessa de que a história deve ser continuada no episódio seguinte. Não contém apenas uma história, mas sim várias, que se cruzam e levam a novos desenvolvimentos. Por vezes, um episódio individual pode mudar todo o seguimento da história.

   Só pelas definições já podemos perceber que, apesar de terem uma base muitíssimo parecida, as diferenças existem.
   Para pessoas que estão habituadas a ver séries americanas, ver séries coreanas, japonesas ou taiwanesas parece algo do outro mundo. “Os americanos são todos diferentes, mas os asiáticos são todos os iguais.” É um argumento que não é bem válido, mas não deixa de ter o seu quê de verdadeiro. Se formos a analisar bem a questão, os asiáticos têm muito mais para serem distinguidos entre si do que os americanos, quer em qualidade, e não vamos sequer referir a quantidade. Países tão diferentes, culturas tão diferentes, pessoas tão diferentes. É natural que sejam diferentes.

    O que é certo é que todos eles “acabam” com o típico I Love You, Marry me, Good bye ou Next time I’ll kill you. Se assim o é, o que os torna tão distintos?


Dramas Asiáticos: tão próximos, mas tão distantes.


   No continente asiático a produção cinematográfica e televisiva tem sido uma da mais valia para a evolução da economia e promoção cultural. Nos últimos anos, as trocas culturais têm aumentado entre o Japão, a Coreia do Sul e a China devido ao sucesso que os dramas têm tido nos países. Principalmente entre a camada jovem, que promove as trocas culturais e a globalização, os dramas fazem já parte do seu dia-a-dia. Até para as avozinhas, tipo a minha, os dramas fazem parte dos dias que correm, não só como uma forma de passar o tempo, mas como uma forma de transmissão cultural e educacional.

(Um pouco de história) 
   A Coreia do Sul e o Japão não eram propriamente dados a relações. A Coreia vivia, e ainda vive, com um ressentimento muito grande em relação ao Japão quer devido às invasões entre 1592 e 1598, quer devido à ocupação japonesa entre 1910 e 1945 e à questão, ainda por resolver das mulheres de conforto. A Coreia tinha mesmo uma censura a tudo o que fosse japonês, censura essa que só foi eliminada entre 1999 e 2000. Por isso, as relações não eram fáceis. Só começaram a melhorar depois de 2004, o ano em que o primeiro drama coreano foi exibido no Japão, Winter Sonata. Desde 2004 que os dramas coreanos têm tido muito sucesso, levando também o k-pop e a indústria cinematográfica coreana até aos japoneses. A Coreia foi, também, abrindo as suas portas aos dramas e programas japoneses. E os historiadores concordam que, devido à propagação dos dramas, as relações entre os países estão a ficar cada vez mais fáceis.
   Quanto às relações entre a China e a Coreia, sempre foram fáceis. Os dramas coreanos começaram a ser exibidos nos canais chineses por volta de 2000, sendo que no ano de 2006 os programas coreanos eram mais do que todos os programas estrangeiros juntos. A Coreia do Sul teve que cortar relações diplomáticas com Taiwan por motivos políticos. Mas as relações entre os dois também não foram difíceis. Os dramas taiwaneses não são muito populares na Coreia do Sul, mas são no Japão. E em Taiwan os dramas japoneses e coreanos são também muito populares.




Para facilitar a distinção, aqui está esta tabela.


K-dramas한국드라
TW-dramas 台湾电视剧
J-dramasドラ
Definição (wikipédia)
Dramas televisivos, em formato de minissérie, produzidos na Coreia do Sul. Muitos destes dramas tornaram-se populares em toda a Ásia, com crescente interesse em outras partes do mundo. K-dramas têm contribuído para o fenômeno geral da onda coreana, conhecida como Hallyu, e também para o fenómeno "drama fever" em alguns países.
Programação de televisão dramática de histórias estendidas geralmente dramatizando relacionamentos. São produzidos em Taiwan e têm ganho popularidade na comunidade internacional que fala mandarim. O termo "drama de Taiwan" é aplicado a minisséries de Taiwan em geral, incluindo até mesmo aqueles com elementos maiores de comédia do que de drama.
São uma marca da televisão japonesa e podem ser transmitidos diariamente ou semanalmente. Todas as grandes redes de TV no ​​Japão produzem uma variedade de séries de ficção, incluindo romance, comédia, histórias de detetive, horror, e muitos outros.
Dramas que são exibidos durante a manhã e a tarde são diários, enquanto que os exibidos à noite são semanais (1-2 episódios por semana) e têm entre 10 e 20 episódios.
Popularidade
Mais populares!
Coreia do Sul, Japão, China, Taiwan, Singapura, América do Norte, Brasil, Tailândia, Filipinas, India, Europa
Populares na Ásia
Taiwan, China, Japan, Hong Kong, Singapore, Malaysia, Thailand, Philippines, Vietnam, Indonesia.
Populares
Japão, Taiwan, Coreia do Sul, Brasil, Filipinas, Singapura, América do Norte, Europa
Taxas de licenciamento
745€ por episódio
Como os dramas coreanos têm orçamentos mais baixos, tem uma maior possibilidade de serem transmitidos noutros países.
Sem informação
Entre 7.453€ e 14.906€  por episódio.
São, por isso, muito difíceis de exportar.
Exibição
Normalmente 2 episódios por semana
Normalmente 2 episódios por semana
Normalmente 1 episódio por semana
Extensão
16 a 20 episódios
10 a 40 episódios
10 a 16 episódios
Temas populares
*Romance
*Família
*História
*Ligações entre o passado e o futuro
*Artes (marciais, talento, musicais)
*Mundo do trabalho
*Makjang (séries em estilo americano)
*Romance (triângulos amorosos, passados e traumas no amor, primeiro amor)
*"Idol dramas"
*Dramas baseados em manga shōjo
*Violência entre adolescentes
*Amizade

*Romances proibidos e incesto
*Vida de famílias modernas
*Live action (adaptação de anime - tokusatsu)
*Super heróis (super sentai)
Cenários
Casas luxuosas e grandiosas, carros luxuosos, roupas caras, empregos de sonho
Casas grandes mas não luxuosas, carros normais e empregos normais
Casas pequenas ou casas grandes, tem os cenários mais parecidos com a realidade do país
Dramas históricos
Muitos dramas históricos. Que revelam um extremo orgulho na história do país e a vontade de mostrar mais da história coreana a outros países.
Raros e com pouco cariz histórico.
Poucos dramas com contexto histórico.
Violência
Nos dramas violentos, as cenas de violência são frequentes, muito reais, apesar de serem por vezes exageradas.
Quase inexistentes. São os dramas com menos cenas de violência.
Cenas violentas, sangue e lutas, por vezes, irreais com rodopios no ar.
Valores
Pureza, Sinceridade, Paixão, Amor acima de tudo, Lutar para o sucesso, Lutar pelos sonhos
Lutar pelo amor, Lutar pelos sonhos, Viver alegremente
Justiça, Esforço, Coragem, Lutar pelos sonhos, Lutar contra a injustiça, Ser responsável
Visão do amor
Conceitos como “amor à primeira vista” e “amor acima de tudo”. Romance mais explorado, com mais cenas românticas.
*História de uma mulher normal que encontra um homem lindo e rico, primeiro odeiam-se, depois amam-se, entretanto aparece uma terceira personagem para formar o triângulo amoroso.
Pessoas que têm traumas no amor, triângulos amorosos, primeiras experiências amorosas de adolescentes, pessoas que lutam contra os seus problemas pessoais por amor e as dificuldades de manter uma relação estável e feliz.
São menos românticos, menos previsíveis e mais experimentais. *Histórias de uma mulher de carreira independente que se apaixona, e a maneira como ela manipula uma posição de poder com o romance são mais comuns.
*Histórias de homens que primeiro decidem lutar pela carreira e depois pelo amor
*Romances entre adultos e menores (tipo professor e aluna) 
Tradição e modernismo
Os dramas coreanos são, à primeira vista mais modernos. Mas analisando e comparando, os dramas coreanos, apesar de serem modernos, são muito tradicionais, mostrando a tradição e cultura do país.
Os dramas taiwaneses acompanham a modernização, mostrando um pouco da tradição e vida em Taiwan.
Os dramas japoneses são, á primeira vista mais tradicionais. Na verdade, os dramas japoneses têm revelado uma maior preocupação com o modernismo do que com a tradição.
Pontos especiais
O lado conservador dos coreanos em relação a temas como sexualidade e homossexualidade.
Primam pela comédia, tentam tornar tudo o mais engraçado possível.
São influenciados pelo mundo da animação. As personagens têm, por vezes, reacções como se fossem uma personagem de anime.
Possíveis problemas
Por vezes podem tornar-se um pouco repetitivos, na história principal.
As dobragens. Têm o hábito de gravarem a voz por cima do episódio. Fica estranho…
Muitas vezes os episódios são gravados com pouca antecedência (2~3 semanas), em caso de problemas, podem haver atrasos.
Skinship
Actualmente, em relação a skinship, as séries coreanas têm melhorado, aumentando as cenas românticas, deixando para trás o pouco contacto e os beijos de toque (os lábios tocam-se, a câmara é que se mexe)
São peritos em cenas românticas com muitos beijos e toques e skinship. Apesar disso, são os dramas com menos conteúdo sexual.


Naturalidade. Não é em demasia, nem em falta. É o que tem que ser, apesar de por vezes ser pouco.
Música e OST
Raramente tem música de abertura, e fecha com uma preview do episódio seguinte com uma música de fundo. As músicas são colocadas em vários pontos estratégicos do episódio, com mais frequência que noutros dramas.

Banda Sonora é vendida consoante os episódios e mais tarde compilada, depois do fim do drama.
Alguns têm música de abertura, por vezes de fecho também. Durante os episódios a banda sonora é mais usada em partes de clímax, tensão.

Banda Sonora é compilada no final do drama.
Música de abertura, música de fecho, música de fundo em pontos estratégicos do drama.

Banda Sonora é, mais tarde, compilada e vendida.
Actualidade
Qualidade e popularidade crescente
Qualidade contínua
Qualidade decrescente

                        


Agora que estão esclarecidas as diferenças entre os dramas Coreanos, Japoneses e Taiwaneses, torna-se indispensável distingui-los das tão famosas séries americanas. Vou usar os dramas coreanos como base de comparação, tendo em conta que são os mais vistos e têm mais sucesso dos três referidos.

(eis a tabela da discórdia xD o conteúdo desta tabela é o resultado de uma pesquisa sobre as diferenças entre os dramas asiáticos e as séries americanas. pesquisem no google "differences between asian dramas and american dramas", isto é um resumo do que lá encontrei)

Dramas Asiáticos
Séries Americanas
Duração
1 temporada (16~20 episódios)
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7…. temporadas (20~24 episódios cada)
Qualidade (imagem, cenários, produção)
Mais elevada
(nota-se um esforço para tornar tudo mais bonito)
Normal
Temas populares
Romances, Valores familiares, História
Tudo e mais alguma coisa. Gravidez na adolescência, Drogas, Ficção científica, Espionagem, Sexo sem compromisso…
Fama dos actores
No fim da produção de um drama, mesmo que os actores já sejam famosos, a sua popularidade irá crescer ainda mais, assim como a sua conta bancária (com publicidade e aparições). Muitos são músicos que estão o ano todo em actividade com os fãs, dando continuidade à sua fama.
Normalmente usam actores que são só actores, por vezes sem serem muito conhecidos. Depois do fim da série, podem aparecer mais algumas vezes, mas a fama acaba por se extinguir aos poucos.
Previsibilidade
Previsível.
Apesar de ser previsível, não se tornam maçadores ou cansativos. Lá porque sabemos que os personagens se vão encontrar, não significa que se saibam as circunstâncias ou o que se passa antes ou depois.
Previsível
Às vezes a excessiva previsibilidade pode deitar tudo a perder. Com os excessivos episódios repetem-se muitas coisas.
Skinship
Controlada
Se calhar deviam explorar mais este campo.
Descontrolada. Todos os momentos são bons para colocar uma cena de sexo. (exagero…) Mas têm muitas cenas escaldantes.
Love affairs
Não muito comum
Muito comum
Ingenuidade
É aceite. A inocência pode, por vezes, ser uma virtude.
É considerada ignorância.
A história em si
É uma história entre A e B, pode haver mais um C e até um D, mas a história é algo que se sabe que há.
Supostamente é uma história entre A e B, entretanto aparece C que trás por arrasto D. Lá para o meio entra o M, onde está o K? Podem ser confusas… Qual era mesmo a história?
Par principal
No inicio podem odiar-se, mas acabam juntos. Podem começar juntos e acabar separados. Mas faz sentido.
Junta-se. Separam-se. Quase que se juntam novamente. Mas não se juntam. Estavam quase a beijar-se, um deles tem um ataque de consciência. É um constante “chove e não molha”.
Continuidade e falhas
Como são curtos, não têm problemas com o “passar do tempo” e o envelhecer das personagens.
Como são mais longos, preocupações como a idade dos actores e as contantes mudanças de cenários, e adaptações de argumento, podem deteriorar a qualidade da série.
Crianças
Normalmente respeitam os mais velhos, educadamente. Quando são problemáticas, o drama desenvolve-se à volta do seu desenvolvimento pessoal e o seu melhoramento. Preocupados com a família e a sociedade.
São mal comportados, não respeitam ninguém, por vezes mimados. Podem passar temporadas inteiras sendo do mais infantil possível do início ao fim.
Só se preocupam com a família quando algo acontece.
Orientação
Orientados para a família. Podem vê-los todos juntos.
Juntem a família lá em casa para ver um episódio. Cena de sexo… -.-“
Banda Sonora
Muito completa, muito adequada

Compilada, para facilitar a vida aos espectadores.
Escassa, por vezes inadequada

Não é compilada para o público, cada pessoa tem que procurar as músicas individuais.
Finais
Têm um final. Ponto. Pode ser previsível ou não, mas é um final.
Não têm um final. Fica tudo em aberto para a temporada seguinte. E, mesmo na temporada final, o final pode não acabar com … um final.
Em caso de insucesso
Não acontece… com frequência. Quando acontece, reduzem-se os episódios, mas dão-lhes um final, mais ou menos aceitável.
Acontece. E os produtores simplesmente param tudo. Se no último episódio exibido tudo ficar em aberto, é em aberto que fica.
Actualidade
Popularidade e qualidade crescente
Popularidade e qualidade decrescente.



A realidade, aos olhos de quem vê dos dois tipos:

Dramas Asiáticos
Séries Americanas
Duração
1 temporada (16~20 episódios)
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7…. temporadas (20~24 episódios cada)
Qualidade (imagem, cenários, produção)
É a qualidade asiática. Tem todos os meios para fazerem tudo brilhar, mesmo que esteja tudo mais ou menos em mau estado. Primam por usar coisas mais luxuosas e por vezes exibicionistas, ignorando por vezes o lado menos luxuoso da sociedade. São extremamente orgulhosos no país, mas demasiado conservadores e apegados ao seu estilo de conforto.
Sempre foi boa. Felizmente continua a melhorar a cada dia. Por exemplo em séries mais violentas, as cenas de violência têm vindo a melhorar (sem se notar que eles estão todos presos a arames ou almofadados). Claro que também gostam de filmar o luxo e a grandiosidade americana, mas não esquecem o resto. Têm orgulho no que são, mas estão sempre com a mente aberta a inovar.
Temas populares
Romances, Valores familiares, História e Cultura. Os Asiáticos, principalmente os coreanos, gostam de injectar cultura nos dramas. É uma maneira de a propagar sem que os espectadores dêm por isso.
Tudo e mais alguma coisa. Medicina, Crime, Gravidez na adolescência, Drogas, Ficção científica, Espionagem, problemas familiares, temas sobrenaturais.
São muito variadas!
Fama dos actores
Se já têm uma carreira sólida, podem por vezes atrair mais atenções para o drama. Se o drama for um sucesso, a sua popularidade irá crescer ainda mais, assim como a conta bancária. Só há um senão, a mais pequena falha pode ser crucial no decair da popularidade do actor e do drama.
Geralmente, na nova geração de séries, os produtores optam por actores que sejam menos conhecidos e tenham uma agenda menos preenchida, para que possam dar o corpo e alma pela série. A série pode não ser o hit do momento, mas os actores podem, tudo depende das suas capacidades de representação e claro a sua aparência.
Previsibilidade
Previsível.
Apesar de ser previsível, não se tornam maçadores ou cansativos. Lá porque sabemos que os personagens se vão encontrar, não significa que se saibam as circunstâncias ou o que se passa antes ou depois.
Previsível
Pode tornar-se previsível caso a história tenha um enredo fácil de compreender e apreender.

Imprevisível
Um episódio pode mudar o rumo da história, tornando o que era previsível num verdadeiro mistério.
Skinship
Controlada
Se calhar deviam explorar mais este campo.

(questões culturais e conservadorismo. A questão da sexualidade ainda é um tabu.)
A típica cena mais quente aqui e ali. Nada de exagerado (na maior parte das séries). É preciso ter cuidado com o tipo de série escolhida, cada série pode ter mais ou menos momentos quentes.

(aceitam a sexualidade como um tema que deve ser tratado com naturalidade.)
Love affairs
Não muito comum
 (É, mais uma vez, uma questão cultural e a ideia do amor perfeito e felicidade do casal. A questão do divórcio é também pouco explorada.)
Mais comuns que em dramas asiáticos.
(são tratados como coisas que acontecem na vida, com justificação ou não, porque realmente acontecem na realidade.)
Ingenuidade
É aceite. A inocência pode, por vezes, ser uma virtude. A excessiva ingenuidade pode tornar-se ligeiramente irritante.
Pode ser tratada como ignorância. (Tudo depende do estilo da série)
A história em si
É uma história entre A e B, pode haver mais um C e até um D, mas a história é algo que se sabe que há. Andam às voltas e às turras a ver se conseguem entender-se.
Supostamente é uma história entre A e B, entretanto aparece C que trás por arrasto D. Lá para o meio entra o M, onde está o K? Podem ser confusas, mas, se forem bem projectadas desde o início podem envolver o espectador com muita facilidade.
Par principal
No inicio podem odiar-se, mas acabam juntos. Podem começar juntos e acabar separados. É um “chega, chega, afasta, afasta” por vezes cansativo e desmotivante.
É um constante “chove e não molha”. Juntam-se, separam-se e aparecem novas personagens. A história gira em torno do par e as inconstantes da vida que lhes vão aparecendo até que consigam ficar juntos ou separarem-se de vez.
Continuidade
Um drama, normalmente não tem continuidade. Ao fim dos 16/20 episódios já não há mais para contar. Supõem-se que eles tenham vivido felizes para sempre. Apesar de poderem ser repetitivas, as histórias são completas, o que não é bom no par principal é compensado no par secundário ou em algo na história. No final o espectador não sente a necessidade de uma continuidade (na maior parte das vezes)
Como são mais longos, preocupações como a os actores e as mudanças de cenários, e adaptações de argumento, são constantes. Por vezes os actores têm que ser substituídos ou “acabar” com a sua personagem por motivos pessoais e alheios aos espectadores. Mudanças de cenários são adaptáveis. Estão mais sujeitos a possíveis falhas (que felizmente são escassas)
Crianças e adolescentes
O 8 e o 80. Crianças extremamente respeitadoras e conscientes do que os envolve. Crianças mimadas que fazem birras e por vezes, ao espectador, só lhe apetece mandar uma chapada no ecrã. Contudo expressam uma enorme preocupação com a integração das crianças na sociedade. Quando são problemáticas, o drama desenvolve-se à volta do seu desenvolvimento pessoal e o seu melhoramento. E são normalmente preocupados com a família e a sociedade.
Como tudo, há boas e más. Existem as crianças boazinhas, por vezes boazinhas demais. Depois há os rebeldes e numa categoria à parte dos mimados. Quando são mal comportados, não respeitam ninguém e podem passar temporadas inteiras sendo do mais infantil possível do início ao fim. Contudo também é elaborado um crescimento pessoal para a personagem, como se fosse um exemplo para as crianças.
Orientação
Geralmente são orientados para a família. Recentemente são mais orientados para as fãs jovens.
Depende da série. Há séries para todos os gostos, idades e feitios.
Banda Sonora
Compilada, para facilitar a vida aos espectadores.

Por vezes não é compilada para o público, cada pessoa tem que procurar as músicas individuais.
Finais
Têm um final. Ponto. Pode ser previsível ou não, mas é um final.
Não têm um final. Fica tudo em aberto para a temporada seguinte. E, mesmo na temporada final, o final pode não acabar com … um final.
Em caso de insucesso
Não acontece… com frequência. Quando acontece, reduzem-se os episódios, mas dão-lhes um final, mais ou menos aceitável (muitas vezes absurdo, sem sentido e que deixa muitas perguntas no ar).
Também tem a ver com os custos de produção (são mais baratos, é possível ajeitar o orçamento e acabar com um fim)
Quando acontece, os produtores simplesmente param tudo. Se no último episódio exibido tudo ficar em aberto, é em aberto que fica. Raramente produzem uma espécie de episódio especial para finalizar, mesmo que deixe tudo em aberto.
Os orçamentos para produção de séries são mais elevados, aquando do cancelamento, é possível que seja decidida a não produção de um episódio que contenha uma ideia final.
Actualidade
Popularidade e qualidade crescente
Popularidade e qualidade estável.
Sucesso decresceu entre 2000 e 2010, mas voltou ao seu alto nível de audiências.



Séries Americanas



  As séries americanas são conhecidas pelo mundo fora. Muitas ganharam imensos prémios e são vistas e revistas por quem gosta. O que as torna tão populares talvez seja o excesso de testosterona do personagem principal ou até mesmo o tamanho da copa da actriz secundária. Ou então pela história, que, pode demorar algumas temporadas a fazer sentido, mas que prende o espectador desde o início.
   As principais características que definem as séries são: o ênfase na vida familiar, as relações pessoais, dramas sexuais, conflitos emocionais e morais, problemas familiares, divórcio; alguma cobertura de temas da actualidade ou problemas financeiros. Por vezes pode contar as histórias de um grupo que trabalha no mesmo sítio ou focar-se numa família específica. A história segue o dia-a-dia dessa ou dessas personagens. Na maioria as personagens são sedutoras, glamorosas e com posses económicas, que não olham a meios para atingir os fins ou que têm imensos casos amorosos, ou pessoas quase normais com uma vida complicada que se esforçam para sobreviver com um sorriso. Já nas séries criminais, tudo parece ser diferente a cada episódio, quando na verdade se anda em círculos à volta do mesmo, mesmo que exista uma história base, tendo o benefício de, caso se perca um ou dois episódios não faz mal a ninguém.
   O sucesso das séries Americanas tem caído desde 2000, principalmente na América. As novas gerações já não assistem às séries com a família, como era hábito na década de 90. Muitas séries foram canceladas entre 2009 e 2010. A popularidade das séries passou para os talk shows e programas competitivos (quem quer ser milionário, etc…). Recentemente as séries americanas têm recuperado do insucesso, com a ajuda dos europeus, seguidores atentos das novas temporadas. Com as novas tecnologias e técnicas, as séries têm vindo a melhorar o formato e a cativar mais espectadores.



   (escrevi tanto...)


   Cada espectador deve procurar o estilo que mais gosta. Dentro do mesmo estilo, países diferentes têm visões diferentes. Cabe ao espectador adaptar-se ou tentar perceber o porquê e assim escolher o que mais lhe interessa. Uma coisa é certa, as séries americanas são de uma variedade enorme e que nunca cansam o espectador. E uma passagem de séries americanas para dramas asiáticos pode ser chocante (choque cultural) ou refrescante (novas visões e interpretações das coisa). O importante é experimentar! Pelo menos para poder definir o que realmente se gosta :)

   Eu sempre vi séries americanas. O meu estilo preferido são as séries ligadas à medicina, sobrenatural e criminologia. Até que me aconselharam dramas asiáticos. Os temas referidos anteriormente são temas pouco abordados nos dramas asiáticos. O que me suscitou tanto interesse? Não vou mentir, os coreanos xD À parte dos actores lindos de morrer, achei as histórias interessantes e bem interpretadas. Além disso como estou ligada aos estudos asiáticos tornaram-se uma boa maneira de aprender mais sobre as culturas e visões da vida dos coreanos, japoneses e chineses.
Vou citar algo que encontrei durante a minha pesquisa, que revela a minha opinião sobre dramas asiáticos:
   “As pessoas podem ser levadas a ver dramas asiáticos (k-dramas) por curiosidade, mas rapidamente ficam presos à história e têm que ver até ao final…. É bom que se produzam dramas com conteúdo romântico, sexy e divertido, mas também tocante e inteligente. Há uma frescura e genuína qualidade na história e nas personagens que o espectador (ocidental) acha refrescante. Tem-se a história em poucos episódios, fica-se interessado, vê-se alegremente até ao final, e já estamos prontos para o próximo drama.".

   O melhor mesmo é ver o que se gosta. Americano, chinês, coreano ou japonês. O importante é que nos tirem um pouco desta realidade caótica e nos proporcionem bons momentos de lazer. ;)




3 comentários:

  1. gostaria de saber qual o nome desse drama que o rapaz tem um panda na cabeça e está sem camisa dizendo que está de olho em alguém

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    1. Pelo actor/personagem julgo que é o "Flower Boy Next Door" :)

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  2. Otima descrição, me esclareceu bastante!! Otima postagem!!!

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